JEJUM

Provavelmente tem ouvido falar muito sobre o jejum "ultimamente". Diferente do que possa parecer, jejuar não é a última moda, mas sim uma prática tão antiga como o ser humano .

 

Algumas pessoas fazem jejum para obter CLARIDADE MENTAL. Outros para melhorar a saúde e evitar medicamentos, como no caso dos DIABETES e HIPERTENSÃO. Ainda outras utilizam esta práctica como uma forma de control de peso. Grande parte da população faz jejum por motivos religiosos e/ou culturais.

Qual a relação entre o Jejum e a Dieta Keto?

Ao descrever a Cetose Nutricional, falamos do processo de queimar gordura quando em estado de jejum ou restrição de hidratos/carboidratos. Se quando o corpo queima gordura, energia é direccionada para todas as células do organismo, isto significa que temos a capacidade de produzir energia mesmo se não comermos (desde que haja energia reservada - gordura- suficiente). Como normalmente leva alguns dias (a algumas semanas) para entrar em cetose, não é de estranhar que as pessoas que já estão em cetose (por meio da Dieta Keto) sentem mais facilidade em fazer jejum.

Por quantas horas se deve fazer jejum?

Fazer jejum ou jejuar, hoje conhecido como Jejum Intermitente ou Jejum Prolongado, simplesmente significa periodos de tempo determinados sem comer. Como tal, todos nós fazemos jejum em algum momento durante o dia a dia, entre as refeições e durante os períodos de descanso. Existem vários horários comuns de jejum, desde somente algumas horas a períodos mais prolongados. O Jejum Intermitente diário mais comum é de 16 horas. Existe também o Jejum de Dias Alternados de 24, 36, ou 42 horas e os jejuns mais prolongados de 2 ou mais dias. No ínicio qualquer um destes horários pode parecer assustador, mas depois de ler o blog do Dr. Jason Fung no site do Programa Intensive Dietary Management, de assistir os seus muitos vídeos no YouTube e ler os seus vários livros, incluido The Obesity Code, The Complete Guide to Fasting, e The Diabetes Code, pode ser que esta práctica se desenvolva com muito mais facilidade. Como diz o próprio Dr. Jason Fung, fazer jejum é como fazer exercício, é necessário practicar e fortalecer esse "músculo".

 Weight Loss plan with healthy recipes
O processo que pode fazer você perder peso e viver mais...

"Autofagia" significa "comer a si mesmo". Um processo pouco conhecido, estudado desde os anos 60, mas a sua importância foi descoberta através do trabalho do Japonês Yoshinori Ohsumi, que em 2016 ganhou o Prémio Nobel de Medicina. 

A Autofagia é desde então reconhecida como "um processo de regeneração natural que ocorre em nível celular no corpo, reduzindo a probabilidade do surgimento de algumas doenças, além de aumentar a longevidade."

Mas como induzir a autofagia? O Professor Ohsumi demonstrou que periodos de jejum e restrição de certos alimentos promove esta renovação celular e processo contra o envelhecimento, e assim protege contra doenças como Parkinson, Huntington e certas formas de demência, no controle de doenças e inflamação excessiva. De facto o jejum promove tudo isto!